Suplementação e reposição hormonal nos 40+, o que realmente vale a pena?

Suplementação e reposição hormonal nos 40+, o que realmente vale a pena?

Hora de conversarmos sobre um assunto que vem sendo bastante discutido nos últimos anos, mas que ainda gera muitas dúvidas e informações desencontradas: a suplementação e reposição hormonal feminina após os 40 anos.

Será que vale realmente a pena? Como definir o que é prioridade ou não?

Como sabemos, nessa fase da vida, inúmerras mulheres passam a apresentar os primeiros sinais da menopausa, que pode trazer consigo sintomas como ondas de calor, insônia, alterações de humor, diminuição da libido, problemas com a autoestima e indisposição.

Estes são incômodos que, não raro, levam à busca pela suplementação e reposição hormonal. O que acontece em muitos casos é que este uso se torna indiscriminado: quem nunca se sentiu tentada a usar aquela medicação que “mudou a vida da amiga”, sem priorizar a necessária indicação médica?

Minha experiência no cuidado com o corpo, saúde e disposição, reforçam algo que a própria medicina tem se empenhado em reafirmar: a reposição hormonal vale a pena desde que bem indicada e acompanhada. A suplementação e reposição hormonal não são indicadas para todas as mulheres e devem ser avaliadas individualmente por um médico especialista.

Ou seja: vai aderir ao plano de reposição que trouxe resultados bacanas para alguma mulher de sua família ou amiga? Melhor repensar!

Algumas mulheres podem ter contraindicações para o uso de hormônios, como histórico de câncer de mama ou de trombose, por exemplo. Além disso, o uso indiscriminado de hormônios traz riscos à saúde, como o aumento do risco de doenças cardiovasculares.

Contudo, quando indicada e feita de forma adequada, os relatos sobre a suplementação e reposição hormonal demonstram que os mesmos se tornam verdadeiros aliados para a saúde e qualidade de vida, atuando em esferas significativas como qualidade do sono, aumento da libido, redução de sintomas de ansiedade e mudanças súbitas de humor.

Para não esquecer…

A idade não deve ser vista como um obstáculo para uma vida saudável e ativa – para mim, por exemplo, a chegada dos 40 foi sinônimo de minha melhor forma e disposição!

Determinado incômodo surgiu e resolveu ficar? Busque pela ajuda que poderá garantir que você vivencie essa fase da vida da melhor forma possível, com equilíbrio e saúde.

Nesta trajetória vale contar com o apoio de quem você confia, e não, eu não estou falando apenas de médicos!

Um bom grupo de amigas, que te inspire ao autocuidado, uma companhia agradável e motivadora, e claro, o acompanhamento de profissionais provenientes de áreas da saúde que geralmente “deixamos de lado”, como a nutrição e educação física, podem realmente ajudar.

A melhor forma de saber o que é melhor para você? Em primeiro lugar, priorizando uma avaliação especializada da sua saúde e hormônios. Em segundo lugar, se permitindo experimentar novas rotinas, hábitos e escolhas.

Te garanto que esse será um caminho em que, no mínimo, você conhecerá mais sobre si mesma!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.