Positividade sim, mas sem ser tóxica

Positividade sim, mas sem ser tóxica

Positividade demais nem sempre é bom!

Como vocês sabem, atualmente estive um tempo fora das redes sociais. Apesar de ter me afastado para cuidar da minha saúde, não pude deixar de perceber como algumas vezes este ambiente virtual pode ser tóxico – e precisamos falar sobre isso.

Existe um movimento cada vez mais crescente nas redes sociais de exposição de uma vida quase perfeita, padronizada, que pode ser encaixada em filtros e modelos de vídeos que estão em alta no momento… Eu não acredito nesse tipo de conteúdo.

A nossa vida nem sempre é bonita, floreada, sem percalços. Isso não condiz com a maioria das pessoas que assistem esses tipos de coisa, e então, criamos uma ideia de que aquele é o nível que queremos alcançar, e vamos mergulhando em uma ideia de positividade que nos frustra profundamente quando esse objetivo não é alcançado.

“Você vai conseguir fazer isso basta fazer aquilo”, “só você pode mudar o seu destino”, “se você se esforçar, você vai conseguir” são frases comuns que carregam em si aquela positividade tóxica que nem sempre nos faz bem! Está tudo bem não alcançar algo que outra pessoa determinou enquanto bom, principalmente se aquele bom não for possível na sua realidade – e isso não é culpa sua.

Por isso sempre tomo muito cuidado ao compartilhar aspectos da minha vida. Quero que vocês me conheçam, mas na minha totalidade: com os meus dias bons e os meus dias difíceis! Essa é uma vida real uma vida que tem obstáculos, que tem dias tristes, que tem dificuldade em alguns episódios, mas que dentro da nossa experiência e da nossa unicidade, nós podemos trabalhar isso e viver em constante evolução, acumulando novos aprendizados.

E você pode fazer isso do seu tempo, não tem regra do que você deve ou não cultivar enquanto sentimento! Contanto que o que você cultive dentro de você te faça florescer de maneira natural. Você não precisa embarcar em toda essa positividade pra mostrar que é uma pessoa boa – a bondade de alguém vai muito além disso e acho que tem tudo a ver com reconhecer as nossas dores e os nossos defeitos, e trabalhá-los para que alcancemos a nossa melhor versão.

Se você, assim como eu, se incomoda com essa positividade extrema, que nos faz sentir culpa pela nossa complexidade, caminhe no sentido contrário! Reflita sobre o que realmente é importante pra você e sobre o que você realmente sente porque, só assim, conseguimos trilhar a nossa jornada de autoconhecimento e prosperidade interna. Só quando a gente se conhece bem o suficiente podemos viver uma vida com menos neuras. ♥

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.