Outubro Rosa: essa campanha é minha, é sua, é nossa!

Outubro Rosa: essa campanha é minha, é sua, é nossa!

Suas redes sociais com certeza estão mais rosadas que o habitual, certo? 

Não é para menos! Outubro Rosa é como chamamos a campanha que se dedica à conscientização sobre saúde e qualidade de vida da mulher. Uma das campanhas de saúde de maior importância do ano, ela sempre traz a pergunta: você já se tornou sua prioridade?

Muitas mulheres, principalmente após se tornarem mães, elencam uma lista de prioridades que, muitas vezes, não as incluem. Mas é fundamental que nós sempre estejamos atentas ao nosso corpo e ao nosso bem-estar, afinal, é com muita saúde que podemos conquistar e aproveitar todo o restante!

Dentre os tipos de câncer, o de mama é o segundo que mais atinge mulheres. Porém, quando precocemente diagnosticado, as chances de cura aumentam consideravelmente. O Outubro Rosa também abre espaço para tratarmos sobre outros temas relacionados à saúde feminina, como longevidade, saúde mental e qualidade de vida. 

A primeira etapa envolve o autoexame de mamas, que não deve ser tido como método de diagnóstico, mas sim um ato de autocuidado e autoconhecimento para que a mulher possa notar que algo não vai bem ali! E é muito simples: toque, observe, sinta. Com uma mão espalmada na sua nuca (e o cotovelo apontando para cima), fique em frente ao espelho e observe seu seio: há anormalidades no seu formato? Ao tocar, você sente nódulos ou protuberâncias? E no mamilo, há alguma secreção ou dor? Anote tudo em um papel e vamos à segunda etapa: o acompanhamento ginecológico.

O acompanhamento ginecológico deve ser feito, pelo menos, anualmente, com a regularidade de realização dos principais exames respeitada. Sim, eu sei, pode ser um pouco incômodo, mas é sempre bom lembrar que é melhor saber que tudo vai bem com o seu corpo. Relate ao seu/sua ginecologista tudo que você sente e observa em relação à sua saúde e realize todos os exames solicitados.

A terceira etapa, e aqui quero conversar com vocês com mais atenção, são os exames de rastreamento. Muitas mulheres morrem de medo de fazer a mamografia (eu mesma já senti um certo receito)! Apesar de dolorido, esse é o exame mais assertivo na detecção precoce do câncer de mama. Sua ginecologista dará toda a orientação necessária para que você possa realizar esse exame da forma menos dolorosa possível. E, ainda assim, vale lembrar que ele é super rápido e necessário!

Portanto, mulher, não se deixe para depois. Torne-se, hoje, sua principal prioridade! E não espere o próximo outubro para lembrar do quanto é importante ter saúde: deixe seu ano todo rosa, cultive diariamente a qualidade de vida e a longevidade que você espera para si mesma. Estamos juntas nessa causa! ♥

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.