Atividades físicas após os 40: o que muda, o que permanece e o que privilegiar!

Atividades físicas após os 40: o que muda, o que permanece e o que privilegiar!

Sempre foi adepta aos treinos mas, ao atingir os 40 anos ou mais, passou a se perguntar sobre como as mudanças corporais típicas dessa fase da vida irão afetar sua rotina de exercícios físicos?

Bem, acredite, você não está sozinha!

Esta é uma inquietação e dúvida que acompanha muitas mulheres – um rápido rolar de feed é capaz de demonstrar essa dinâmica!

No entanto, embora haja uma perspectiva de que as nossas opções “se limitam” nessa faixa etária, a verdade é que há muitas maneiras de manter uma rotina de exercícios saudável e eficaz.

Existem, sim, algumas alterações fisiológicas que podem afetar o desempenho, como uma diminuição na densidade óssea ou de massa muscular. Algumas pessoas, sobretudo aquelas que aderiram aos exercícios há pouco tempo, podem notar também uma diminuição na capacidade cardiorrespiratória.

Mas, nada de pânico!

As mudanças que o corpo tende a passar não significam que devemos desistir de nossas atividades físicas. Na verdade, meus estudos e experiência própria me levam a indicar o total oposto: após os 40, é ainda mais importante continuar se exercitando regularmente.

E não, eu não estou falando apenas de saúde física! Mas também de saúde mental, autoestima e, em especial, autoconfiança. Afinal, se perceber capaz de manter uma rotina de treinos é também uma forma de potencializar nossa confiança a respeito de nossa própria determinação e limites.

Algumas dicas para te inspirar

Mas, na prática, o que podemos fazer para manter a rotina de treinos e usufruir dos benefícios das atividades físicas após os 40 anos?

  • Priorize exercícios de resistência

Os exercícios de resistência, como levantamento de pesos, são particularmente importantes após os 40 anos, pois ajudam a manter a densidade óssea e a massa muscular.

  • Mas, não se esqueça do treinamento cardiovascular

Priorizar os treinos de força não significa deixar de lado os exercícios que aumentam a frequência cardíaca. O treinamento cardiovascular ajuda a manter a saúde do coração, reduzir o risco de doenças crônicas e melhorar o humor e o bem-estar geral.

  • Lembre-se do alongamento e da recuperação

A flexibilidade e a mobilidade parecem ter diminuído por aí? Certifique-se de incluir tempo suficiente para o alongamento e a recuperação em sua rotina de exercícios, para evitar lesões e melhorar a qualidade do movimento.

  • Pense com carinho na possibilidade de buscar a orientação de um profissional

O educador físico é o profissional mais preparado para ajudar na adaptação de sua rotina de exercícios, levando em conta suas necessidades e limitações.

“Não podemos mudar o vento, mas podemos ajustar as velas.”

Já diria Aristóteles! Quando falamos sobre a chegada dos 40+, e sua relação com a saúde do corpo e exercícios físicos, é preciso não perder de vista que embora algumas coisas mudem, as atividades físicas e a possibilidade de manter a saúde e qualidade de vida devem prevalecer.

Priorize exercícios que te tragam prazer, mais confiança e autoestima. Tenho investido nesta construção diária e posso garantir que vale muito a pena, a curto e longo prazo!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.