Em busca de outras formas de enxergar o equilíbrio: como a menopausa tem afetado a sua vida?

Em busca de outras formas de enxergar o equilíbrio: como a menopausa tem afetado a sua vida?

O que a menopausa significará, significa ou significou para você?

Essa é uma pergunta fundamental e que dificilmente nos permitimos fazer. Uma explicação para isso? A tendência a atrelarmos a menopausa a algo estritamente ruim, muitas vezes como o “fim do ciclo mais feliz da vida da mulher”.

Em uma cultura que valoriza a juventude e a vitalidade, a menopausa é majoritariamente vista como um sinal de declínio ou perda.

É claro, é preciso reforçar: os sintomas típicos que acompanham a menopausa, como ondas de calor, suores noturnos, alterações de humor e perda de libido, podem sim ser bastante desagradáveis. Além disso, eles variam em intensidade e duram muito mais do que costumamos imaginar.

No entanto, a menopausa não precisa – e não deve! – se resumir a isso. Para início de conversa, Os sintomas da menopausa são um problema que nenhuma mulher deveria enfrentar sozinha: contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar de médicos, educadores físicos e nutricionistas, é fundamental!

Se sentir amparada por profissionais de saúde que saibam identificar sintomas e, então, propor estratégias capazes de tratá-los, é algo que pode realmente revolucionar a vivência deste momento.

Por outro lado, este também pode ser um momento de reconstrução e cultivo da autoconfiança, assim como de uma menor preocupação com o que o “outro” acredita ser o certo.

Já acompanhei o relato de muitas mulheres que, durante a vivência da menopausa, passaram a priorizar mudanças positivas em suas vidas, como a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis ​​e prática de uma nova atividade física.

Outro ponto indispensável? Reconhecer que a menopausa afeta cada mulher de forma diferente. Algumas mulheres passam por esse momento sem sintomas significativos, enquanto outras enfrentam desafios significativos. O mais importante é que a menopausa não deve ser vista apenas como um momento de declínio e perda, mas também como uma oportunidade para reavaliar a forma como vivemos nossas vidas.

A menopausa não é o fim da vida, mas sim um período longo e importante dela, em que ainda há muito a se fazer!

Um conselho? Se esforce em buscar outras formas de enxergar o equilíbrio nessa fase e não deixar que a menopausa defina sua vida. Aproveite este momento para explorar novos interesses e (re)descobrir ao máximo sua vida sexual e social.

Ser gentil consigo mesma, cuidar da saúde física e mental são os primeiros passos para isso: ao invés de nos concentrarmos apenas nos aspectos negativos, podemos escolher ver a menopausa como um momento de crescimento e transformação.

Cuidar de si de maneira mais amorosa e compassiva é o convite que deixo para cada uma neste texto – eu espero que você se permita esse desafio!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.