“Novos Horizontes: como as mudanças após os 40 anos podem ser espaços para descobertas, propósitos e aprendizados” ‌

“Novos Horizontes: como as mudanças após os 40 anos podem ser espaços para descobertas, propósitos e aprendizados” ‌

Avançar em direção aos 40 anos – ou, então, aos 50 ou 60! – tem sido uma experiência, no mínimo, desafiadora para você?

Costumo dizer que estes são momentos de avaliação do “caminho até aqui”: se nos permitirmos, passamos a repensar os vínculos que construímos ao longo da vida, quais limites impusemos a nós mesmas e quais “travas” nós nem ao menos notamos, mas carregamos conosco.

O resultado dessa autoavaliação, para muitas pessoas, é o conhecido sentimento de estagnação, falta de perspectiva ou motivação, enquanto outras sentem que ainda não realizaram tudo o que gostariam.

Levando todo esse contexto em conta, essa reflexão também é um convite: você já se permitiu olhar para o “pós quarenta anos”, como uma oportunidade única de descobertas e aprendizados?

Mas como tornar isso possível?

Bem, a fórmula mágica realmente não existe! E jamais existirá, pois cada pessoa é única em maneiras de enxergar a vida, aspirações e propósitos.

No entanto, aqui estão alguns conselhos que podem sim ajudar!

Um dos primeiros passos é conhecer e abandonar, pouco a pouco, a sua zona de conforto. Muitas vezes, quando chegamos a uma determinada idade, criamos rotinas e hábitos que nos mantêm confortáveis, mas que também nos limitam.

Mudanças podem ser assustadoras – eu mesma tenho passado por algumas, e todas elas têm preenchido meus dias de forma exaustiva! -, mas, nos oferecem a chance de conhecermos novos caminhos e, quem sabe, descobrirmos traços de nossa personalidade que não conhecíamos até então.

De alguns anos para cá, por exemplo, notei que sou muito mais resiliente e autoconfiante do que jamais imaginei! E, acredite, essa é uma sensação muito boa: perceber que o amadurecimento não tem te trazido apenas uma ruguinha ou uma dor nas costas que até então não existia, mas também uma maior compreensão sobre si mesma, seus sentimentos e valores.

Algo que percebo com frequência é que muitas pessoas descobrem que o que as motivava há alguns anos já não faz mais tanto sentido no presente. É preciso lembrar: isso é completamente normal!

E pode, inclusive, se transformar em uma oportunidade para explorar novos interesses e redescobrir antigas paixões que foram deixadas de lado. Quais propósitos e paixões você tem “guardado” para depois? Que tal aproveitar esse momento de reavaliação para retomá-los ou iniciá-los?

Outra possibilidade é buscar aprender coisas novas. Nunca é tarde demais para aprender sobre algum tema que sempre lhe interessou, seja um novo idioma, um instrumento musical, uma habilidade manual ou, até mesmo, uma nova graduação.

Parece clichê, mas sempre vale a pena reforçar: a idade não deve ser uma barreira para a realização dos seus sonhos. Digo mais, a idade não deve ser uma barreira para que você sonhe novos e criativos sonhos!

Algo que a chegada dos 40 anos me ensinou? A vida é um processo que realmente exige escolhas, o que consequentemente sempre nos leva a mudanças. Mudar é parte da trajetória de amadurecer, se reinventar e se conhecer de maneira mais profunda.

Quanto antes compreendermos que fugir das mudanças é a pior alternativa possível, mais cedo passamos a aproveitá-las e a aprender algo com cada uma delas, encarando-as de forma renovada: como oportunidades de (re)descoberta de novos horizontes.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.