Saúde feminina e intestino: por que precisamos falar sobre essa relação?

Saúde feminina e intestino: por que precisamos falar sobre essa relação?

Você já ouviu a máxima “corpo são, mente sã”?

Ela é real – e extremamente importante. Falar sobre autonomia feminina e bem-estar durante o envelhecimento sem falar sobre saúde é esvaziar esse debate. E uma das coisas mais importantes sobre a qual eu gostaria de conversar com vocês é a saúde intestinal.

Hoje, já sabemos que o intestino é um órgão multiespecializado, responsável por diversos processos essenciais para a nossa saúde. É lá que acontece nosso processo de digestão, a absorção de nutrientes, a produção de hormônios fundamentais para o nosso bem-estar, controle da imunidade, colesterol e glicemia, além da estreita relação com a nossa saúde mental e funções cognitivas.

Vocês puderam notar que, recentemente, eu tive um longo período de pausa nas minhas redes sociais. Mais que um simples detox dos excessos de informação que vivemos com a internet, eu me afastei por um problema gastrointestinal bem sério, que me rendeu algumas noites hospitalizada e um longo processo de cuidados para, efetivamente, me recuperar. Sofri com uma bactéria intestinal, cujo diagnóstico demorou e me fez buscar bons profissionais para me ajudar e cuidar de mim nessa jornada de autocuidado.

O principal ponto a se destacar é que as mulheres podem sofrer mais com condições que afetam a saúde gastrointestinal. Isso pode ocorrer por fatores hormonais, hábitos alimentares e de vida e hidratação. Já não é mais correto afirmar que “ir ao banheiro todos os dias” é sinônimo de uma boa saúde intestinal.

Às vezes, sua irritação, sua insônia e o estresse excessivo são reflexos de que a sua microbiota intestinal (aqueles milhares de micro-organismos que garantem o funcionamento adequado do seu intestino) está em desequilíbrio. Outros sinais que são comumente ignorados incluem desconfortos abdominais após as refeições, surgimento de acne, ganho de peso, gases excessivos, queda de cabelo, candidíase e infecção urinária de repetição!

Viu só como é fundamental cuidar do intestino? Aqui, além de cultivar uma rotina saudável, incluindo uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e uma boa rotina de sono e descanso, eu tenho bons profissionais, como a minha nutricionista e meu gastroenterologista, me acompanhando de perto e periodicamente.

Mulher, não deixe para depois… Não abra mão de desfrutar de uma boa qualidade de vida! Aproveite o início do novo ano para fazer o seu check-up, se certificar do seu estado de saúde e garantir a sua entrada em 2023 sem neuras – e com o intestino bem saudável, do jeito que deve ser!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.