Tenha um novo olhar sobre o envelhecimento

Tenha um novo olhar sobre o envelhecimento

Esses dias atrás, reiterei no meu Instagram que nunca se é velho demais para estabelecer novos objetivos e realizar sonhos. Para mim, essa máxima é verdadeira!

Por mais que hoje os discursos estejam mudando (ainda bem!), envelhecer continua não sendo fácil. Sendo mulher, então, a pressão é ainda mais difícil. Parece que depois de estabelecido o casamento e com os filhos maiores, o autocuidado é algo que pode ficar em segundo plano. E, nesse aspecto, os exercícios, os momentos solo, as atividades de lazer e até mesmo os programas que fazíamos antes tornam-se secundários ou pior: são completamente varridos da rotina!

Mas eu quero que você repita comigo: a idade não nos define ou limita! Que tal um novo olhar sobre o envelhecimento?

Para mim, enxergo o passar dos anos como duas coisas. A primeira é que eu recebo, a cada ciclo completado, um novo presente: o de viver intensamente, com todas as minhas nuances. E a segunda é que cada ano significa um pouco mais de amadurecimento. É como ler uma boa saga de livros: os nós e pontas soltas da primeira parte vão se alinhando nos capítulos que se seguem.

Assim sinto a minha vida. Se eu hoje pudesse conversar com a Paula de 20 anos atrás, eu realmente não sei se diria para ela fazer algo diferente. Talvez, para a moça jovem que um dia eu fui, para não se importar tanto com as leviandades do mundo… Mas acho que ela precisaria passar por todas as experiências para enxergar com carinho toda a trajetória da sua existência até esse momento, em que escrevo esse texto.

Meu amadurecimento, para mim, é algo especial. Com ele, aprendi a valorizar as coisas realmente importantes: os momentos compartilhados, as emoções – que são uma das características mais belas da nossa humanidade, os risos longos e as pessoas que nos cercam. Também aprendi a respeitar a mim mesma, o meu corpo e os meus limites. 

Na cultura africana, existem os chamados griots, que são os sábios responsáveis pela transmissão de conhecimento pela oralidade à comunidade. Fazendo uma analogia à essa belíssima cultura, imagino o tempo como um sábio que ensina, para mim e para as gerações que se entrelaçam a mim (os meus filhos), sobre a vida, as lições provindas dela e o que podemos levar adiante.

Portanto, ressignifique o seu amadurecimento. Nunca se é velho demais para sonhar, muito menos para colocar em prática. Não é tarde demais para cuidar do seu corpo, da sua autoestima e para conquistar seus objetivos. Não é tarde demais para ter um tempo dedicado a você, seus desejos e ambições próprias. 

Assim, eu continuo sim me exercitando e cuidando da minha saúde, vivendo com intensidade e sigo, a cada dia, me permitindo fazer o que amo e viver como quero. Pois, daqui, nada levarei… Então, que eu viva do modo que sonhei! 

E você, bora viver a maturidade sem neura? ♥

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.