O que eu aprendi sobre o valor do tempo pode fazer sentido para você

O que eu aprendi sobre o valor do tempo pode fazer sentido para você

Qual é o valor do seu tempo?

Difícil essa pergunta, né?! Ultimamente, a frase “preciso de mais 10 horas no meu dia para conseguir dar conta de tudo” se tornou comum. É tanta tarefa, tantas preocupações, tantas coisas alheias que eu tive que parar e me perguntar: mas e o essencial, você tem tido tempo para ele?

E me peguei refletindo sobre isso. Esse post vai ser uma carta aberta a vocês!

Esperei meus filhos com ansiedade. Até promessa eu fiz! Foram meses de espera até ver os dois rostinhos que transformaram a minha vida e, então, tudo mudou. Mas a rotina, por vezes, nos tira um certo preciosismo do tempo… E nos pegamos presos ao nosso cotidiano, priorizando atividades que, muitas destas vezes, poderiam esperar.

Dizem que não há nada como sabedoria de mãe. Eu preciso concordar! Isolada com a minha mãe e meus filhos, pude aprender com ela, novamente; não para me tornar uma filha melhor, mas sim, uma mãe mais atenciosa. Descobri ali que a atenciosidade com meus filhos nada tem a ver com listas de regras, tarefas ou planos de educação, e isso transformou nossa conexão. Muitas vezes confundimos os atos de ser presente e estar presente para as pessoas que contam conosco.

Hoje eu entendo que entre arrumar o quarto e passar mais alguns minutos brincando no colchonete, a segunda opção é muito mais valiosa. Aprendi, nesse tempo todo, dividindo 24 horas com eles, como são crianças interessantes, cheias de personalidade, cada um com seu jeitinho especial e único. E como o tempo, quando dividido com eles, é valioso.

Pode ser sem fazer nada! Pode ser só deitar e olhar o céu, sentir o cheiro dos cabelos deles ao dar um “boa noite” mais demorado, pode ser dividindo meu tempo apenas para ouvi-los. Entendi que é mais importante ensinar com calma e paciência, que a escuta é algo precioso, e, principalmente, que não há nada que substitua dar atenção aos meus filhos. 

Percebi então que não são as horas que têm qualquer tipo de valor, mas os momentos compartilhados. Ninguém lembra quantas horas passou dentro de um abraço apertado, apenas da boa sensação que aquilo lhe causou. Não contamos quanto tempo rimos juntos assistindo desenhos, apenas do quanto é divertido esse momento em família. Evitamos pensar em quantos minutos nos chateamos com algo, apenas do quanto é acolhedor e gentil quando somos ouvidos e confortados. E entender isso transformou não só a mãe que eu sou, mas toda a minha vida. 

Já se perguntou hoje o que é valioso para você? ♥

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.