Quem é você quando o tempo fecha?

Quem é você quando o tempo fecha?

Chega aquele tempinho frio, o cobertor já vira o melhor amigo e o sofá fica até amassado! Ou, quando chega aquele dia ensolarado, um dia abraça diversos planos e você sente que rendeu muito mais… Se identifica?

Não é só você! Por aqui, o meu humor também é um grande companheiro do clima. Apesar de gostar de um tempinho nublado (admito), sempre me senti mais desanimada e a um passo do meu sofá com um chocolate quente e um bom filme – o que é muito diferente do habitual! Curiosa sobre isso, fui ler a respeito e descobri que há até mesmo estudos que comprovam a relação entre a meteorologia e o nosso humor.

Um estudo realizado nos Estados Unidos em 2017, publicado pelo MIT Technology Review – sendo esta a maior investigação sobre as relações entre clima e humor, comprovou o que todos nós sentimos no nosso íntimo: climas mais frios e/ou congelantes estão mais associados a sentimentos negativos, sendo até mesmo mais impactantes que atentados ou desastres naturais. Em contrapartida, quando os dias estão mais ensolarados, há uma maior expressão de sentimentos positivos.

Interessante, não? Mas você pode estar se perguntando “por que ela decidiu falar sobre isso agora?”, e a resposta é muito simples: muitas vezes, nos sentimos culpados por sermos mais improdutivos e até mais preguiçosos em um dia nublado ou chuvoso. Eu já senti aquela culpa pós-sofá e sei o quanto isso faz mal para o nosso equilíbrio emocional e já causa uma certa ansiedade para o dia seguinte.

Trouxe esse estudo para comprovar que você e eu não estamos sozinhos nesse barco. Hoje, há uma explicação científica que determina a influência do tempo no nosso estado emocional e faz a gente compreender que nem sempre é uma questão de mera preguiça, má-vontade ou problemas psicológicos mais graves.

Agora, se isso é recorrente e não apenas quando a temperatura cai, não há vergonha alguma em buscar ajuda profissional. Está tudo bem em contar com apoio para aprender a lidar com as nossas emoções. 

Mas, em contrapartida, é importante que eu diga… Isso não pode ser uma eterna desculpa. Apesar de sentirmos esse desânimo característicos quando a temperatura cai, não podemos deixar a peteca cair. A prioridade é sempre o nosso bem-estar! Equilíbrio, minha gente, é o que eu sempre digo a vocês. Tudo bem não sair malhar na chuva, mas também não exagere na alimentação neste dia. E, assim, vamos aos poucos afastando essa culpa relacionada à produtividade e autocuidado, que tanto nos rodeia!

O que você acha de colocar essa ideia em prática e viver os dias cinzentos sem neura? ♥

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.