Tenha a moda como sua aliada

Tenha a moda como sua aliada

Acho que toda a mulher já teve a experiência de se apaixonar perdidamente por uma roupa na vitrine e, quando colocou, não caiu tão bem quanto imaginava. Mas tem uma palavra que pode mudar toda a nossa experiência na hora de escolher nossos looks e tornar a moda a nossa aliada: autoconhecimento.

A primeira coisa que você deve fazer é se olhar no espelho. Se observe atentamente, repare nos detalhes do seu corpo, memorize o corpo que você TEM, não o que gostaria de ter. Após perceber que seu corpo tem determinado formato, é hora de conciliar isso com as roupas adequadas para otimizar não só seu guarda-roupas, mas suas compras e até mesmo sua satisfação ao escolher a roupa certa!

Para mulheres que têm seus corpos triangulares, a palavra-chave é equilíbrio. Se é o corpo triângulo, em que o quadril é mais largo que os ombros, o ideal é destacar a região do colo. Babados ou linhas horizontais na região dos ombros dará a impressão de alongamento, enquanto a parte de baixo do look deve ter cores neutras e sóbrias. Já para quem possui o corpo triângulo invertido, com os ombros mais largos, a regra é o oposto: o equilíbrio vem com o destaque na parte inferior. Estampas, calças flare ou pantalona são boas opções.

Quem tem o corpo oval sabe que a cintura mais arredondada se destaca. Assim, peças que “distribuam” atenção para o restante do look são grandes aliadas. O decote em V ou U ajuda a chamar atenção para o colo e valorizá-lo, enquanto roupas com linhas verticais ou terceira peça comprida (como casacos e quimonos) contribuem para o alongamento da silhueta.

O corpo retangular é o que possui as mesmas medidas de ombros, quadril e cintura. Nesse caso, o look deve criar a impressão de movimentos ou curvas. Roupas mais recortadas ou com linhas diagonais ajudam nisso! Já peças evasê ajudam a criar a impressão de mais curvas afinando a cintura, devido ao seu efeito visual aberto.

Agora para quem tem o corpo ampulheta, a maioria das peças se adequam bem à sua proporcionalidade. Mas roupas muito largas podem “esconder” as curvas do corpo, desvalorizando suas curvas. Invista em peças mais acinturadas ou utilize cintos para marcar a região!

Assim, escolher roupas pode se tornar uma tarefa muito mais fácil e sem frustrações ou aquela famosa neura! Conheça a si mesma e ao seu corpo para montar um guarda-roupa que funcione com e para você, tornando a moda sua grande aliada!