Como transformar um comportamento em um hábito?

Como transformar um comportamento em um hábito?

Ainda estamos no início do ano e tenho certeza de que estamos todos do mesmo jeito: repensando nossos comportamentos e hábitos! É aquela velha história: antigos hábitos não abrem novas portas! E não abrem mesmo. Mas como podemos transformar um comportamento bom em um hábito de vida?

Em primeiro lugar, é importante diferenciar um hábito de um comportamento! Um comportamento é algo que fazemos quase no ‘automático’, sem percebermos ali um padrão. Um hábito é algo que você pode planejar e se comprometer a cumprir, diariamente. Por exemplo, você pode ter o hábito de ler todas as noites, mas sempre parar na segunda página e se distrair com seu “zapzap” é um comportamento!

Mas como transformar seus comportamentos em hábitos capazes de transformar a sua vida? É aqui que entra a sua tarefinha! Caneta e papel na mão, é hora de você organizar:

  • Escreva todos os hábitos que você tem como meta para alcançar. Não precisa ser para sua vida toda, afinal, temos sempre muito a evoluir e crescer. Mas que tal separar os principais hábitos que você quer para si em 2021?
  • Comece a praticar o seu hábito. “Quero ter o hábito de me exercitar” está na sua lista? Então, faça chuva ou faça sol, seja na academia ou em casa, cumpra sem pensar muito! 

  • De repente, você não cumpriu sua meta hoje. Por quê? Saiba identificar os gatilhos que te fazem quebrar suas próprias regras. É cansaço? Sobrecarga? Falta de tempo? Defina o que te prejudica e modifique, seja sozinha ou com ajuda dos seus amigos e familiares.
  • Não se culpe, nunca! Transformar sua rotina nem sempre é fácil: é preciso persistência, abrir mão de algumas coisas, saber falar não e ter muito, mas muito mesmo, autoconhecimento. Mudanças são processos e está tudo bem ir no seu tempo.
  • Anote, anote, anote. Se você não é a doida do planner, pode se tornar uma. Que tal fazer um diário de progresso e comemorar suas conquistas dia a dia? Além disso, essa organização escrita pode te ajudar a lembrar de tudo que você se propôs a cumprir!
  • Não crie neuras para mudar! Todo mundo tem pontos positivos. Saiba identificar que nem tudo precisa ser ruptura… Algumas coisas podem ser continuidade.

E depois de tudo isso, tenho certeza que as novas metas para 2021 vão finalmente sair do papel e se materializar no seu dia-a-dia, no seu bem-estar e no seu amor próprio!