Uma carta aberta sobre ausência

Uma carta aberta sobre ausência

Vocês provavelmente notaram que eu estive ausente durante alguns dias aqui no Instagram. Isso aconteceu porque eu precisava desse tempo ausente e essa é uma carta aberta sobre estar offline em uma era digital.

Quando o corpo pede, é necessário desacelerar… Fui internada algumas vezes durante os meses passados em que estive ausente. Algumas crises de saúde me levaram à necessidade de me afastar das minhas redes sociais, descansar e viver um tempo de qualidade no mundo real.

Pode parecer estranho no começo, afinal, para quem tem essa ligação com a internet, há um senso de compromisso com quem está do outro lado da minha tela, perguntando sobre mim ou esperando algum conteúdo meu. Entender que este compromisso não pode – e não deve – basilar toda a minha experiência diariamente foi um pouco difícil.

Mas depois, pude perceber o quanto esse afastamento também me foi benéfico. Há pouco tempo atrás, estava tendo crises de ansiedade pela necessidade de me fazer presente por aqui. Sentia que o tempo que tinha livre não era um tempo de qualidade, pois não há nada mais incômodo do que viver algo pensando em outra coisa.

Me desconectar me fez perceber o quanto a minha presença é importante. É importante para mim, para o meu autocuidado e para o meu autoconhecimento, pois pude me cuidar com atenção e respeito pelo meu corpo, que precisava de descanso. Também me fez entender o quanto é importante para os meus filhos e para o meu marido, já que o tempo que vivemos juntos e desconectados foi um tempo realmente de qualidade, com muito afeto e total acolhimento.

Eu não vim pregar uma vida de detox das redes sociais. Acho que essa é uma decisão particular de cada pessoa. Mas uma necessidade fisiológica me fez perceber que precisamos de um tempo no mundo real – e está tudo bem em estarmos ausentes no mundo digital.

Fiquei muito tocada e agradecida por todas as mensagens que recebi perguntando se eu estava bem ou indicando que estavam com saudade de mim no Instagram. Me senti à vontade para escrever esta carta sobre a minha ausência e sobre como ela me fez bem. Como ela me fez enxergar que, às vezes, exijo demais de mim mesma e nem sempre me retribuo com o descanso físico e mental que mereço.

Ausência é uma palavra que carrega um estigma, afinal, quando o outro é ausente, nos sentimos sozinhos. Contudo, algumas situações não são sobre nós, mas sobre o outro. Às vezes a sua ausência significa um período de reflexão de crescimento e de desenvolvimento pessoal. Vista de uma perspectiva positiva ela nos ajuda a nos reconectar com outros aspectos da nossa vida.

Espero que vocês entendam essa carta enquanto um agradecimento por todas as mensagens que recebi e um alerta de que precisamos viver mais offline e de maneira presente, com plenitude, com 100% de nós mesmos – que é o que merecemos e também aqueles que estão ao nosso redor cuidando da gente.

Com amor,

Paula

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.